terça-feira, julho 01, 2014

Não chorem por nós, jogadores

Muitos criticaram os jogadores da seleção brasileira por demonstrarem emoção e chorarem em alguns momentos que antecederam as partidas nesse mundial. Ora, até parece que eles não sabem que homem não chora. Macho que é macho prefere ter um ataque cardíaco a demonstrar suas emoções.
 
O grande Euclides da Cunha disse ser o sertanejo, acima de tudo, um forte. Pensávamos que todo homem brasileiro descendia de algum sertanejo, mas aqueles rostos molhados nos fizeram cair na real e a buscar uma razão para aquelas lágrimas abundantes. Muitos viram descontrole emocional, a antevisão da perda, a redenção de uma derrota ou a visão da vitória. Penso que foi isso tudo e mais um pouco.
A responsabilidade de representar o país do futebol pesou nos ombros dos nossos craques. Não deve ser nada fácil entrar em campo carregando os sonhos de milhões de brasileiros que estão com os olhos grudados no estádio ou diante das TVs, acompanhando milimétricamente tudo o que o escrete canarinho faz em campo. Pode ser a consagração, mas também pode ser um mergulho ao inferno.
 
Nossos meninos precisam de colo de mãe. É necessário passar para eles que o país pentacampeão exige o hexa, mas que entende quando o fardo é pesado demais. A imprensa executou magistralmente a tarefa de trazer para o presente o fantasma da Copa de cinquenta e isso, acredito, assustou os meninos. Deixou as suas pernas bambas na hora fatal.
Ah, Brasil, meu mulato inzoneiro, vou cantar teu hino à capela e fazer reverberar por todos os gramados a tua força e a mágica do teu futebol. Os meninos se farão homens e entraram no gramado carregando a responsabilidade de ser brasileiro com muito orgulho, com muito amor. O hexa será nosso, sem choro e sem vela.

Um comentário:

  1. Orete, ameeei seu texto!!! Acho que a imprensa está "fazendo um cavalo de batalha" dessa questão do choro! Nós, torcedores do Mengão, entendemos perfeitamente as lágrimas do nosso salvador Julio Cesar!!! Entendemos que ele tinha mesmo que chorar, pois estava ganhando uma chance de provar que não era merecedor de tantas críticas e perseguições! E ele foi lá, com o coração brasileiro-e-rubro-negro, e fez bonito demais!!! Nos levou do purgatório ao céu em questão de minutos!!! Concordo com você, nossos "meninos" precisam de acolhimento, de colo de mãe, e que seja da pátria-mãe, dos 200 milhões de brasileiros que amam o futebol, mas que torcem e sofrem muito com ele! Mas, Mãe é assim, os filhos podem acertar ou fazer bobagem, mas ela nunca deixa de amá-los, não é? Parabéns pelo blog e pelos textos! Vou ler os outros! bjs

    ResponderExcluir