quarta-feira, agosto 06, 2014

Caos no trânsito

Olhei pela janela do apartamento e vi o transito em frente ao prédio fluir como um rio, sem qualquer impedimento. Poucos veículos esperavam o sinal verde para avançarem despreocupados, levando seus ocupantes ao trabalho, colégio, consultas médicas, universidades e a outros compromissos. Voltei meus olhos para o céu para confirmar as previsões meteorológicas. As nuvens cobriam o azul celeste deixando o céu nublado. Corri para pegar o carro e sair de casa antes da chuva. Tudo o que não queria era estar no transito quando as torneiras do céu fossem abertas.
 
Saí da garagem fazendo preces para que a chuva demorasse mais um pouco para desabar sobre a cidade, mas foi em vão. Mal embiquei o carro na calçada, os primeiros pingos caíram sobre o para-brisa. O trajeto até o trabalho seria longo, mesmo estando a poucos quilômetros de casa. Dito e feito. Como por magia, a rua instantaneamente se encheu de carros. Aquele trânsito que fluía tranquilo agora se assemelhava a um empurra-empurra. O sinal vermelho parecia se alongar além do tempo previsto. Buzinas soavam insistentes, tentando abrir espaço nos cruzamentos sem sucesso. A chuva transformara o transito em caos. 

É certo que temos que reduzir a velocidade em pistas molhadas, redobrar a atenção com os carros que dividem as faixas de trânsito conosco, mas não entendo porque tudo para ao menor sinal de chuva. Passamos a andar abaixo dos trinta quilômetros como se todos fossem tartarugas. Com o trânsito parado, logo imaginamos algum acidente, mas ao passarmos por determinado ponto a partir do qual o tráfego flui, vemos que não há nenhuma razão para o engarrafamento. Chego a conclusão que alguns de nós, motoristas, sofremos algum tipo de pane a um mero sinal de água. Travamos e contribuímos para que o trânsito fique atravancado.

Dirigir na cidade é complicado, com chuva, então, fica impossível. Dito isso, só nos resta aprender a conviver com o caos no trânsito e torcer para que aqueles que temem dirigir nessas condições, nesses dias, fiquem em casa.